TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A PRATA
- Bruno DIas Joias
- 15 de ago. de 2017
- 3 min de leitura

A origem da palavra prata é de indo-europeia, "arhhg", que significa brilhante e seria o equivalente em sânscrito a ar-jun que também significa brilhante. Estima-se que tenha sido descoberta pouco depois do cobre e ouro. A maior parte da prata é um subproduto da mineração de chumbo e está frequentemente associada ao cobre. Dentre os metais, é a que mais conduz corrente elétrica, superando o cobre. A prata normalmente ocorre em forma compacta como pepitas ou grãos, embora possa também ser encontrada em agregados fibrosos, dendríticos (em forma de árvore). Quando recentemente minerada ou polida, ela possui uma cor branco-prata brilhante característica e um brilho metálico. Este metal é estável em ar puro e água, mas recobre-se de uma película de sulfeto de prata quando exposto ao ozônio, gás sulfídrico ou ar com enxofre. Por causa disso e do fato de que ela é muito maleável para ser usada em joalheria na sua forma pura, a prata é frequentemente ligada a outros metais, ou recebe uma camada de cobertura de ouro.
A prata tem sido utilizada por milênios na confecção de ornamentos e utensílios assim como no comércio como base de muitos sistemas monetários. Pilhas de escórias encontradas na Ásia Menor e em ilhas no Mar Egeu indicam que a prata tem sido separada do Chumbo desde pelo menos o quarto milênio A.C. usando a mineração de superfície.
A estabilidade do sistema monetário romano foi baseado em uma grande quantidade de suprimentos de barras de prata que os mineradores romanos produziram em uma escala sem paralelo antes da descoberta do novo mundo. Alcançando um pico de produção de 200 t por ano, uma reserva estimada de 10.000 t de prata circulou na economia romana por volta do século II, quantidade cinco a dez vezes maior que a quantidade combinada de prata disponível durante a Idade Média européia e o califado Abássida por volta do ano de 800.

O Império Chinês utilizou a prata durante grande parte de sua história como um meio de câmbio. No século XIX, a ameaça ao balanço de pagamentos do Reino Unido para mercadores chineses demandando pagamento em prata pela troca por chá, seda e porcelana levou a guerra do Ópio porque os britânicos tinham que encontrar um meio de realizar os pagamentos, e decidiram fazê-lo vendendo o ópio produzido nas colônias britânicas para a China.
Sob certas circunstâncias, o Islamismo permite ao muçulmano utilizar jóias de prata. O próprio Maomé utilizava um anel com sinete de prata.
Nas Américas, a tecnologia de copelação em alta temperatura do chumbo-prata foi desenvolvida por civilizações pré-Inca ainda por volta do Século I.
As principais áreas de mineração de prata do mundo se encontram na América do Sul, nos Estados Unidos, na Austrália e na antiga União Soviética. O maior produtor individual de prata é provavelmente o México, onde a prata tem sido minerada desde aproximadamente 1500 d.C. até hoje. A melhor prata natural, que ocorre na forma de arame torcido, é a de Kongsberg, na Noruega.
As maiores minas do mundo são Cannington (Austrália), Fresnillo (México), San Cristobal (Bolívia), Antamina (Peru), Rudna (Polônia) e Penasquito (México).
No mundo, o continente americano é o maior produtor de prata. Onze países produziram cerca de 84% da prata de todo mundo, no ano de 2010:
País | Toneladas | % do total
México 3 999 17,5
Peru 3 611 15,8
China 3 085 13,5
Austrália 1 863 8,1
Chile 1 275 5,6
Bolívia 1 275 5,6
USA 1 201 5,2
Polônia 1 173 5,1
Rússia 1 145 5,0
Argentina 641 2,8
Brasil 556 2,1
Total dos onze países 19 268
Total do mundo 22 889
Prata 950 quer dizer: 95% da joia é de prata legítima; os outros 5% são de outros metais, normalmente Cobre.
Este conceito foi criado por Dom Afonso II para punir severamente quem alterasse a mistura.
Os números das Provas mais comuns são:
Ouro: 375, 500, 583, 585, 750, 958, 996, 999,9 (usa-se na industria aeroespacial)
Prata: 750, 800, 875, 916, 925, 950, 995
Platina: 950
Paládio: 500, 850
Prata de lei

A prata de lei tem esse nome graças a uma lei portuguesa, do século XV, que estabelecia que a prata deveria ter pelo menos 80% de pureza, a fim de prevenir excesso da mistura de outros metais na liga, diminuindo o valor.
Hoje em dia, a prata de lei no Brasil pode ser a 925 ou 950, dependendo do uso e da região. São as ligas de prata com maior durabilidade e qualidade.
A prata é utilizada:
em joalheria e ourivesaria como metal precioso;
como material de cunhagem de moedas;
em eletrônica e elétrica devido a sua ótima condutividade elétrica, a maior de todos os elementos.
em fotografia "argêntica", já que os sais de prata são fotosensíveis;
em música é utilizada na fabricação de instrumentos musicais, principalmente de sopro.
em sonorização pois forma excelentes membranas ou bobinas condutoras para os tweeters dos alto-falantes;
em radiologia onde um dos componentes do filme radiográfico é o sal de prata, geralmente o brometo;
confecção de espelhos.
Comentários